Perguntas frequentes
Algumas perguntas que podem ajudar à vocês na escolha por energia solar em campinas
Atualmente, existem dois tipos: a energia solar térmica (famoso Boiler) e a fotovoltaica.
A energia solar térmica é o sistema de aquecimento solar, que serve para esquentar a água de chuveiros, torneiras, piscinas e o, também, o próprio ambiente.
Já a energia solar fotovoltaica é o sistema utilizado para gerar a própria energia elétrica do imóvel, tanto em locais que contam com o atendimento da concessionária da região, quanto em lugares remotos (nesse caso, uma bateria é utilizada para o armazenamento da energia produzida
Essa é uma das principais perguntas sobre energia solar que recebemos. A boa notícia é que o sistema fotovoltaico dura muito tempo: em média, 25 anos, desde que esteja bem cuidado e os equipamentos sejam de qualidade.
Depois desse tempo, o sistema continua funcionando, mas com menor eficiência – a vida útil dos painéis solares pode chegar a 50 anos. A cada ano, eles perdem uma porcentagem de eficiência até que essa vida útil acabe.
Não, pois o sistema depende da radiação solar para produzir a energia. Então, na prática, durante a noite, o imóvel utiliza a energia da rede da distribuidora, e em locais onde não há a rede convencional, é preciso investir em bateria para o armazenamento.
A vantagem da energia solar é que, se o sistema produzir mais do que o imóvel consumir, esse excedente gera créditos em kWh (quilowatt-hora), que podem ser utilizados em até 60 meses – então, você pode aproveitar para
A manutenção é muito simples e acessível. De um modo geral, basta limpar as placas com água uma vez por ano, ou quando você notar que elas estão muito sujas por conta da falta de chuva.
Essa é uma das perguntas sobre energia solar que também são frequentes, mas a resposta é que não: o sistema fotovoltaico é conectado no quadro de energia do imóvel, então, toda energia produzida pelas placas será utilizada em tudo o que estiver conectado ao quadro.
Sim – desde que os painéis sejam de boa procedência e tenham sido instalados corretamente. Lembre-se: o barato pode sair caro.
ustamente porque o seu imóvel permanecerá conectado à distribuidora de energia da região. Além disso, a conta de energia também é composta por outros elementos, como a taxa de iluminação pública, por exemplo. De qualquer modo, dá para você economizar até 95% em sua conta.
Depende da facilidade (ou dificuldade) de acesso ao local onde os painéis ficarão – normalmente, eles ficam no telhado. Mas, de forma geral, podemos dizer que leva de 1 a 2 dias para que a energia solar seja devidamente instalada em pequenas residências. Instalações maiores, em grandes comércios e indústrias, podem demorar mais semanas e até meses.
A energia solar funciona em todos os tipos de imóveis – casas, prédios, comércio, indústria, propriedade rural, etc. O único requisito é que haja um local apropriado para a instalação dos painéis; ou seja, precisa ser aberto e ter a incidência solar durante a maior parte do dia. Os painéis podem ser instalados em telhados, lajes e em solo.
Sim, aliás, essa é uma das grandes vantagens da energia solar. Na prática, basta adquirir um inversor fotovoltaico que possa ser conectado à internet.